Estudos e Estatísticas
FAQ - Perguntas Frequentes
  • Obter indicadores mensais operacionais, financeiros e de mercado da actividade por zona geográfica e categoria de estabelecimento
  • Fornecer aos empresários um instrumento de gestão,
  • Acompanhar a “performance” das unidades hoteleiras do país
  • Fornecer aos responsáveis públicos (locais, regionais e nacionais) informação qualificada e atempada da sua área geográfica
Mensalmente, deve responder às questões na plataforma online dos Tourism Monitors sobre a sua actividade.

A confidencialidade destas informações é garantida por meio de um contrato assinado com a unidade aderente
Pesquisas Dinâmicas - Pesquisas efectuadas em tempo real, sobre os dados de respostas aos inquéritos que existam no momento inseridos no sistema de base de dados.

De acordo com os Monitores a que adere pode pesquisar:

  • Indicadores sobre a operação de Termas dum conjunto agregado de unidades termais escolhido por critério Área Geográfica
  • Indicadores sobre a operação de Spa & Thalassoterapia dum conjunto agregado de unidades escolhido por critérios tais como Tipo de Estabelecimento ou Área Geográfica.
  • Indicadores operacionais, financeiros e de mercado de Hotéis escolhidos por critérios como categoria, área Geográfica ou Destino Turístico.
  • Indicadores sobre a operação de Unidades de charme dum conjunto agregado de Estabelecimentos Hoteleiros escolhidos por critérios tais como categoria ou Área Geográfica.


A informação obtida é sempre agregada; e a identificação das unidades participantes oculta, garantindo-se assim a sua confidencialidade.
Ao assinar o protocolo de Adesão com a AHP, a empresa compromete-se à prestação mensal da informação solicitada, por sistema de rede informática exclusivo e confidencial, recebendo em troca o acesso e o uso dos TOURISM MONITORS como instrumento de gestão do seu hotel, assim como o direito de usufruir outras regalias definidas nos termos no protocolo mencionado.

O acesso à participação é livre a qualquer unidade, sócia ou não sócia da AHP.
Este projecto não tem custos para as empresas hoteleiras aderentes, e é sustentado num programa informático próprio que permitirá, a qualquer momento, que todos os empresários que adiram ao programa, consultem o histórico da sua informação, e que elaborem estudos de posicionamento da sua unidade hoteleira em relação à sua área ou a qualquer outra área geográfica portuguesa.

O acesso é garantido por “password” atribuída pela AHP, o qual só será interrompido se a empresa não fornecer a informação mensal.
- Confidencialidade
As entidades que se inscrevem para integrar os Tourism Monitors têm a garantia de total confidencialidade da sua identidade perante os outros membros. Por outro lado, um mínimo exigido de três respostas de empresas diferentes garante a impossibilidade de estabelecer comparações directas entre duas empresas. Em nenhuma altura, a identidade das empresas participantes dos Tourism Monitors será desrespeitada.

- “Dar para Receber” é a única transacção
Os Tourism Monitors baseiam-se no princípio do “Give & Get”. Este princípio estabelece que cada entidade participante apenas irá receber informação dos Tourism Monitors quando contribuir para os mesmos com os seus próprios dados.

- Fiabilidade dos dados a toda a prova
Os Tourism Monitors utilizam a tecnologia SAFE (Sistema Automático de Fiabilidade Estatística) desde Fevereiro de 2006, e através do qual os dados inseridos passam por um processo de análise que visa assegurar homogeneidade nas respostas.
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